segunda-feira, abril 27, 2009

Terminar é o Que Importa

Terminar é o Que Importa

Por Robert J. Tamasy



As corridas automobilísticas, em suas variadas versões, estão aí em altíssima velocidade, com seu barulhento esplendor. Pode-se escolher entre a Fórmula 1 ou Fórmula Indy; stock-car ou provas de arrancada; corridas náuticas ou de moto velocidade. Tem até corridas em pistas de lama. Não importando o nível de sofisticação ou habilidade, cada competição exibe um princípio fundamental que pode ser aplicado a qualquer área da vida: não é como se começa, mas como se termina que realmente importa!



Você já trabalhou com alguém que a princípio parecia ser excelente contribuição para a equipe, e que depois, por alguma razão, não correspondeu às expectativas e deixou a empresa? Ou talvez você tenha iniciado algo, cheio de entusiasmo e otimismo, e foi perdendo interesse à medida em que ele se arrastava, sem chegar a um término? Começar algo novo é fácil – trabalho, projeto,

hobby, casamento, mudança no estilo de vida em busca mais saúde. O difícil é sustentar o compromisso necessário para conduzir o que se empreendeu até o final.



Alguém disse que, “A vida é uma maratona, não uma corrida de cem metros”. Todos parecem vigorosos e rápidos nas primeiras passadas, mas resistir numa longa corrida exige determinação, coragem, trabalho duro e recusa terminante de desistir, apesar dos obstáculos. A ideia de terminar bem é tema recorrente na Bíblia. Eis uma amostra do que ela oferece sobre o tema:



É preciso saber onde é a linha de chegada. Competir em qualquer modalidade não teria sentido se não se soubesse a duração da prova e a linha de chegada. Precisamos saber para onde vamos, para alcançar o alvo. “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.14).



É preciso acompanhar o progresso. Registrar as realizações mais significativas na medida em que prossegue em direção ao alvo é importante, especialmente se a empreitada envolve

investimento substancial de tempo. Parar de vez em quando para comemorar marcos conquistados, pode proporcionar estímulo e inspiração necessários para sustentar o esforço exigido pelo restante do percurso, a despeito dos desafios e do tédio. “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (II Timóteo 4.7).



É preciso saber exatamente o que fazer. Tornar claras nossas intenções, sonhos e desejos é parte importante do processo para se terminar bem. Isto inclui desde tornar-se o melhor executivo de vendas da empresa ou construir um casamento sólido. Uma vez determinado o que pretendemos fazer, devemos adotar medidas para avaliar como estamos em relação ao objetivo.

Qual é o nosso alvo? Alguém disse: “Se você atira sem mirar em nada é isso o que você vai atingir.” Próximo do fim de Sua vida terrena Jesus resumiu assim Seus pensamentos sobre terminar bem: “Eu Te glorifiquei (Deus) na Terra, completando a obra que Me deste para fazer” (João 17:4). “Está consumado!” (João 19.30).



Tendo vivido mais de 60 anos, minha vida na terra está mais perto do fim do que do começo. A questão que sempre me ponho é: "Será que estou terminando bem o meu trabalho, o meu casamento, a minha vocação e os meus relacionamentos?" E você, como está indo?
--------------------------------------------------------------------------------

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já tinha pensado sobre o princípio de que é “mais importante como se termina do que como se começa”? Conhece alguém (pode ser você mesmo) que começou bem, mas falhou por falta de habilidade ou disposição para fazer o que era necessário para terminar bem?


2. Que diferenças você vê entre uma maratona e uma corrida de 100 metros, em termos de preparação e competição?


3. Considerando algum aspecto de sua vida (trabalho, casamento, hobby, atividade preferida ou relacionamentos) como você avaliaria seu progresso, em termos de terminar bem?


4. Pense no principal objetivo de sua vida e responda a estas perguntas: Para onde você está indo? Que meios ou estratégias está empregando para chegar lá? Como vai saber que já chegou?


Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: II Samuel 22.47-51; II Reis 2.1-12; II Crônicas 14.2-6; 16.7-13.

Estamos meditando nesse texto pois estamos neste momento de saída e sair bem é melhor que começar bem... Acredito que deixar sementes é melhor que deixar árvores... um dia vcs vão entender isso... com relação ao texto meditem tbm é muito bom ver o que Deus pode ajudar a vc a concluir as coisas de forma maravilhosa...
bjs Karen

Nenhum comentário: